Pular para o conteúdo

Manometria esofágica

O QUE É MANOMETRIA?
Manometria é a medida da pressão de um determinado órgão. No caso do esôfago interessa não só a pressão exercida pela sua musculatura mas também a seqüência com que estas contrações ocorrem.


COMO SÃO ESTAS CONTRAÇÕES?
O esôfago tem três tipos de ondas de contrações peristálticas: As ondas primárias são contrações seqüenciais que levam o alimento deglutido para o estômago. As ondas secundárias, também vem logo após as primárias para limpar o que sobrou no esôfago depois da deglutição. É um mecanismo normal de limpeza

O QUE SÃO ONDAS TERCIÁRIAS?
As ondas terciárias são as patológicas (anormais) e ocorrem sem continuidade, criando as vezes uma luta do esôfago contra um obstáculo criado por ele mesmo, ou seja contração sobre outra contração e não sobre zona relaxada, o que seria o normal.
Estas ondas terciárias constituem uma doença chamada de dismotilidade do esôfago e são traduzidas clinicamente por sensação de azia, dor retroesternal (no meio do peito) ou por sensação de “bola” no esôfago que o paciente tenta mas não consegue engolir.


PARA QUE SERVE A MANOMETRIA ESOFÁGICA?
Algumas doenças necessitam diferenciação com a dismotilidade do esôfago como, por exemplo, a doença coronariana (enfarte do miocárdio, angina pectoris), a doença do refluxo gastroesofágico, etc.
Existem três tipos de azia ou pirose retroesternal: Um primeiro que ocorre por refluxo gastroesofágico, ou seja, por falha na “válvula” que contém o ácido no estômago. Este tipo é o mais comum e é o que pode ser operado por laparoscopia. Refazendo-se esta válvula junto com a correção de hérnia hiatal, se existir concomitantemente, o paciente poderá ser curado.
Um segundo tipo é o que ocorre com a dismotilidade do esôfago no qual a operação só irá piorar os sintomas do paciente.
Um terceiro tipo ocorre por refluxo do material do estômago quando este tem uma doença que não permite esvaziar o seu conteúdo. Neste caso também a operação anti-refluxo deve ser evitada como única intervenção. A doença do estômago também deve ser tratada.


DEVO MESMO FAZER ESTE EXAME?
A manometria esofágica é muito importante na seleção dos pacientes. Nos países do primeiro mundo torna-se um exame obrigatório antes de qualquer operação para a doença do refluxo gastroesofágico.


COMO É FEITO ESTE EXAME?

Ela é realizada pela introdução de uma sonda com sensores de pressão que é conectada a um aparelho que mede esta pressão. Um computador interpreta a leitura das pressões e das suas seqüências e através de padrões pré-estabelecidos teremos os diferentes diagnósticos. O exame é feito no consultório e é relativamente rápido.