Obstipação intestinal
Intestino preso / Prisão de Ventre

COMO FUNCIONA A DIGESTÃO?

O trato digestivo é um tubo contínuo que desmancha os alimentos até as suas formas elementares para que estas possam ser absorvidos sob a forma de nutrientes. Uma vez que o alimento chega ao estômago , inicia-se a mistura com o ácido produzido ali, o qual reduz o alimento a pequenas particulas . O estômago funciona como uma espécie de liquidificador .Só após ficarem de um determinado tamanho é que as partículas do alimento podem passar para o intestino delgado. Nele, o alimento vai sofrer mais um processo de quebra sob efeito dos sucos digestivos produzidos principalmente pelo fígado (bile) e pâncreas (suco pancreático). Durante a passagem do alimento através do intestino delgado, que tem aproximadamente 6 metros de comprimento , lentamente vai acontecendo a absorção dos nutrientes elementares. Ao atingir o início do intestino grosso, todos os nutrientes já foram absorvidos e o que sobra são resíduos (restos) de alimentos e água em grande quantidade. A função básica do intestino grosso (colon) é absorver toda a água e eliminar os resíduos através do seu produto final : as fezes.

COMO É UM RITMO INTESTINAL NORMAL?

Há uma grande variação dentro da normalidade para o ritmo intestinal que pode ser de 3 vezes ao dia a 3 vezes na semana. Qualquer ritmo entre estas variáveis pode ser considerado normal.

O QUE É OBSTIPAÇÃO?

O termo obstipação se refere a condição que o ritmo intestinal é irregular e a consistência das fezes é geralmente endurecida e ressecada. Isto resulta da absorção excessiva de água das fezes devido a passagem lenta das fezes pelo intestino grosso. Fazendo um pequeno questionário pessoal poderá saber se está com obstipação.

  • Houve qualquer mudança na sua alimentação , hábitos de exercício, rotina diária ou nível de estress? Qualquer mudança ou alteração da rotina normal pode resultar em modificações do hábito intestinal.
  • Que medicações está fazendo uso? Certas medicações com ferro, analgésicos, drogas anti-hipertensivas e uma variedade grande de drogas pode levar a obstripação.
  • Há outros sintomas associados? Pessoas com obstipação geralmente sentem a barriga estufada ou inchada. Pode apresentar desconforto retal ou pressão no reto.

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO?

Qualquer alteração do seu hábito intestinal (ritmo) merece a atenção de um profissional. Sintomas associados como perda de peso, dor abdominal acentuada ou sangramento podem indicar doenças associadas e merecem especial atenção. Outras doenças sistêmicas podem estar associadas a obstipação como diabetes ou doenças da tireoide.

QUE TIPO DE EXAMES DEVO FAZER?

Seu médico deverá fazer algumas perguntas para avaliar a necessidade de determinados exames . Exames de RX do intestino chamado enema opaco ou endoscopia às vezes se faz necessário. A endoscopia é um método mais direto , pois é visualizada a superfície do intestino parcialmente através da retossigmoidoscopia ou todo o intestino grosso através da colonoscopia.

COMO DEVO RESOLVER MEU PROBLEMA?

Três recomendações básicas :

  1. INGERIR BASTANTE LÍQUIDOS (6-8 COPOS /DIA)
  2. EXERCÍCIO FÍSICO (ATIVIDADE FÍSICA)
  3. DIETA RICA EM FIBRAS.

NÃO MELHORANDO PROCURE SEU MÉDICO.

ATENÇÃO NÃO FAÇA USO DE LAXANTES SEM ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO.