SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL – COLON ESPÁSTICO

O QUE É ?

Síndrome do cólon irritável é um conjunto de sintomas incluindo basicamente: dor abdominal , estufamento (flatulência) , obstipação (intestino preso) e diarréia. Em alguns pacientes há obstipação alternada por períodos de diarréia. Pode haver muco ( catarro) envolvendo as fezes.

Se define melhor a Síndrome do cólon irritável dizendo o que não é ! Não é nenhuma alteração anatômica ou defeito. Não é uma desordem química ou física. Não é câncer e não tem nenhuma relação com câncer. Não causa outras doenças do aparelho digestivo.

É uma desordem funcional do intestino. Geralmente se inicia no final da adolescência. Raramente aparece pela primeira vez após os 50 anos.

O QUE PODE SER FEITO PARA AJUDAR?

PROCURE UM GASTROENTEROLOGISTA

Conversando com seu médico a respeito do problema é o primeiro passo importante a ser dado. Seu médico deverá solicitar uma variedade de exames para confirmar o diagnóstico de colon espástico . Se for confirmado o diagnóstico há maneira de controlar e ajudá-lo a conviver com o problema. Não há cura para o colon espástico, não se conhece a causa , porém há várias maneiras de controlar os sintomas.

REDUZA O STRESS

Tente diminuir o stress em sua vida. Procure resolver os seus problemas da melhor forma. Talvez um aprendizado sobre técnicas de relaxamento possam ajudar. Procure fazer algum tipo de esporte ou exercício que lhe traga prazer. Às vezes é necessário a ajuda de um psicólogo o psicanalista.

CUIDE COM A DIETA

Evite ou diminua a ingesta de alimentos produtores de gás como feijão, cebola, brocoli, couve, ou qualquer alimento que piore os seus sintomas. Procure se alimentar devagar e mastigar bem os alimentos. A hora da refeição deve ser de prazer e descanso. Evite falar durante as refeições pois uma grande quantidade de ar é deglutida quando se fala comendo. Mascar chicletes também é um hábito a ser evitado (pelo mesmo motivo anterior) . Bebidas com grandes quantidades de carbohidratos como colas, pop ou soda podem piorar seus sintomas e causar dor abdominal. Evite espaçar muito as refeições ou perder uma refeição. Intolerância ao leite (lactose) é encontrado em 40% dos pacientes com colon espástico. Evitando alimentos com leite ou derivados pode ajudar. Uma dieta rica em fibras deve diminuir ou aliviar seus sintomas de maneira importante. Se você vai mudar seus hábitos alimentares, faça-o de maneira lenta para que seu organismo possa se adaptar.

MEDICAÇÕES

Medicações podem diminuir os sintomas do cólon irritável . O uso de suplementos ricos em fibras podem ser usados para ajudar. Se você têm diarréia, seu médico deve receitar medicações que diminuem o ritmo do seu intestino. Em pacientes que apresentam muita dor, medicações anti-espasmódicos ou tranquilizantes são utilizados. Em alguns casos é necessário o uso de drogas anti-depressivas.

LEMBRE-SE O CÓLON ESPÁSTICO NÃO É UMA DOENÇA QUE ACARRETA RISCO DE VIDA E NÃO LEVA A DOEÇAS GRAVES. A MAIORIA DOS PACIENTES SE BENEFICIA COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO.